NO AR AGORA

AutoDJ

E-mail

panoramafmrj@gmail.com

NOTÍCIAS

BRT x carro: trajeto de Deodoro ao Gentileza é feito em 50 min pelo corredor Transcarioca e em até 3 h pela pista comum da Av. Brasil







No segundo dia útil de operação do BRT Transbrasil, foi percorrido de carro o trajeto de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, até o Terminal Gentileza, no Centro. O deslocamento pela Avenida Brasil foi feito em 3 horas. Na segunda-feira (1º), pelo corredor expresso, a equipe de reportagem levou 50 minutos entre os dois terminais.

Partindo de Guadalupe, o trânsito estava razoável até as 6h45, quando o fluxo começou a parar. Do ponto de partida até Fazenda Botafogo são 3,5 km. O tempo gasto foi de 30 minutos. Até Irajá, que não é nem a metade de caminho, foram 50 minutos de congestionamento.

O tempo de percurso feito de carro na Avenida Brasil se compara a uma viagem da capital fluminense para Cachoeira Paulista, interior do estado de São Paulo. Pelo GPS, o passeio leva 2h44.

Se o destino for a cidade de Campos, no Norte do estado, são 3h25 de viagem. Já para a Região dos Lagos, a média é de 2h20.

As 17 estações do BRT Transbrasil começaram a operar no último sábado (30). Os ônibus saem de Deodoro até o Terminal Gentileza, das 10h às 15h, e com intervalos de 10 minutos.

Com 26 km de extensão, o corredor Transbrasil tem dois terminais: Gentileza e Deodoro. O corredor expresso atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Com o funcionamento total, a prefeitura calcula que haverá uma redução de 50% no tempo de deslocamento.

A CET-Rio informou que 800 veículos já foram multados por transitarem na faixa exclusiva do BRT Transbrasil.

Motoristas x passageiros

A inauguração do corredor expresso, no entanto, desagradou motoristas que usam a via expressa diariamente.

O empresário Geraldo Orias conta que levava 1h10 para ir de Jacarepaguá até o Mercado São Sebastião, na Penha, Zona Norte. Agora, o tempo mais que dobrou.

“Reduziram as pistas, 2h50 até aqui, pro Mercado São Sebastião. Está difícil trabalhar, já estou atrasado,” lamenta.

“As duas pistas que os BRTs tomaram dificultou muito mais o trânsito pra gente que é motorista,” disse a professora Mariana Ramos.

Já para quem não dirige ou prefere deixar o carro em casa, os articulados são uma boa opção.

“Ontem eu cheguei da Região dos Lagos e fui para a Ilha do Governador. Foram 20 minutos, rapidinho cheguei na Ilha do Governador, sem trânsito, sem nada. Tô amando” disse uma passageira.

“Nota 10. Muito rápido. Eu vim do Piscinão de Ramos para o Terminal Gentileza em apenas 16 minutos."




Fale Conosco

panoramafmrj@gmail.com

Receba Informações

Rádio Online Copyright 2024. Todos os direitos reservados.
Politica de Privacidade